1. “Por que o Todo-Poderoso não estabelece um tempo de julgamento geral sobre a terra? E por que os que o conhecem sequer sabem quando esse dia chegará?
(Jó, 24)
34. Então, dirá o Rei a todos que estiverem à sua direita:‘Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo.
35. Pois tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber; fui estrangeiro, e vós me acolhestes.
36. Quando necessitei de roupas, vós me vestistes; estive enfermo, e vós me cuidastes; estive preso, e fostes visitar-me’.
37. Então, os justos desejarão saber: ‘Mas, Senhor! Quando foi que te encontramos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te saciamos?
38. E quando te recebemos como estrangeiro e te hospedamos? Ou necessitado de roupas e te vestimos?
39. Ou ainda, quando estiveste doente ou encarcerado e fomos ver-te?’
40. Então o Rei, esclarecendo-lhes responderá: ‘Com toda a certeza vos asseguro que, sempre que o fizestes para algum destes meus irmãos, mesmo que ao menor deles, a mim o fizestes’.
41. Mas o Rei ordenará aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos! Apartai-vos de mim. Ide para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.
42. Porquanto tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e nada me destes de beber.
43. Sendo estrangeiro, não me hospedastes; estando necessitado de roupas, não me vestistes; encontrando-me enfermo e aprisionado, não fostes visitar-me’.
44. E eles também perguntarão: ‘Mas Senhor! Quando foi que te vimos com fome, sedento, estrangeiro, necessitado de roupas, doente ou preso e não te auxiliamos?’
45. Então o Rei lhes sentenciará: ‘Com toda a certeza vos asseguro que, sempre que o deixastes de fazer para algum destes meus irmãos, mesmo que ao menor deles, a mim o deixastes de fazer’.
46. Sendo assim, estes irão para o sofrimento eterno, porém os justos, para a vida eterna”.
(Mateus, 25)
Boa tarde amados irmãos, estarei dando continuidade ao texto de mais cedo, em que fala sobre o julgamento de Deus, respondendo a indagação de Jó se não haverá julgamento, e vimos que sim haverá, como Jesus mesmo disse que na sua volta Ele julgará, está descrito no capítulo 25, nesse texto colocarei dos versículos 34 ao 46, terminarei o capítulo que Jesus fala do julgamento. Neste textos vemos dois tipos de pessoas principalmente, os que estão à direita e os que estão à esquerda do Rei, os que alcançaram graça e os que passarão pelo julgamento, dois tipos de pessoas que englobam todas as pessoas do mundo, ou seja, todos estarão diante do Rei para lhe prestar conta. Para o primeiro grupo Ele os chama de abençoados e para tomarem posse do Reino preparado desde a fundação do mundo para eles, e depois lista diversas coisas que essas pessoas fizeram, mas perguntaram depois quando foi que fizeram isso, Jesus lhes responde que sempre que fizeram aos pequeninos, que na minha visão são os necessitados de ajuda, eles fizeram ao próprio Cristo. Mas observamos que eles não fizeram boas obras para tomarem posse do Reino, o que eles fizeram era da natureza deles já, algo natural deles, pois está escrito que o Reino está preparado desde a fundação do mundo, ou seja, foram comprados desde a fundação do mundo pelo Senhor, o sacrifício de Cristo, que viria a acontecer no ano 29 d.C, já os havia comprado, então o Reino foi preparado, e as obras que as ovelhas realizaram foram da natureza delas, foram comprados e também regenerados pelo Senhor, ou seja, foram transformados por Deus, não vivem mais como antes, mas são diferentes, e as suas obras demonstram isso, as ovelhas não faziam aquilo para alcançar algo, mas sim porque o Reino já lhes era destinado, por já serem do Reino naturalmente já fluem coisas boas, as obras demonstram de quem já pertencem, elas não terão nada para se gloriar, pois em si não tem nada bom a não ser Cristo, quando elas tomarem posse do Reino a glória vai ser de Deus, pois Ele efetuou, Ele salvou, Ele preparou o Reino, tudo foi feito por Ele e nada por nós, não seremos salvos por qualquer esforço nosso, mas sim pela graça eletiva de Deus, o mérito não é nosso, mas sim única e exclusivo de Cristo. A pergunta que as ovelhas vão fazer significa que eles sabem que não são dignos de nada e que nada fizeram para alcançar a salvação. A glória foi, é e sempre será de Deus. Mas do outro lado, à esquerda, tem os que passarão pelo julgamento, esses que não foram transformados e nem se arrependeram dos seus pecados, e esses vão ouvir do SENHOR, para se apartar Dele, e o argumento deles foram quando que eles não fizeram aquelas obras e Jesus diz que sempre que deixaram de fazer aos pequeninos deixou de fazer a Ele, se as obras não salvaram o primeiro grupo, do mesmo modo não salvarão o segundo grupo, o que acontece aqui é que eles são os perversos que Jó relata, podem ter feito o que for, mas nunca de verdade foram transformados, nunca se arrependeram dos pecados, a vida deles se resumia em si mesmos, não querendo renunciar para agradar a Deus, se o Céu não é obtido por merecimento, o fogo eterno, como o Senhor disse, é sim por merecimento, a pessoa se faz merecer ir para lá, não sendo transformada e negando a graça de Deus, o primeiro grupo vai se ver como merecedor, o segundo vai tentar arrumar mérito nas obras que fizeram, não é a obra que salva ou faz não ganhar a salvação, o que faz ganhar a salvação é o arrependimento e fé em Jesus Cristo, o que faz não ganhar a salvação é justamente não ter arrependimento e não ter fé em Jesus. Enquanto o último dia não chegar é tempo de arrependimento, é tempo para fé, não pode deixar isso para depois, pois quando o último dia chegar haverá o julgamento, o Jó clama, perguntando que não haveria julgamento do Todo Poderoso, no último dia haverá o julgamento e as pessoas ou serão condenadas, ou serão salvas, e vão para o seu destino eterno. Enquanto há vida há esperanças, então se arrependa e creia em Cristo para a salvação, pois o dia do julgamento não chegou é uma nova oportunidade mudar.
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