18. para que o examines a cada nova aurora e o proves a cada momento?
(Jó, 7)
26. Então Deus determinou: “Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança. Dominem eles sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais e todas as feras da terra, e sobre todos os pequenos seres viventes que se movem rente ao chão!”
27. Deus, portanto, criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou.
(Gênesis, 1)
7. Então o SENHOR modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.
(Gênesis, 2)
Bom dia amados irmãos estarei dando continuidade no estudo de Jó, mas dessa vez com um toque diferente, eu vou pegar versículos de Jó e fazer um comparativo com outros livros, respondendo às perguntas feitas, vou responder e explicar sobre o texto. Primeiramente Jó se indaga que é o ser humano para que Deus dê importância para ele. Jó via o ser humano muito pequeno diante de Deus, o que de fato é real, somos pequenos, eu costumo dizer que somos como grãos de areia perto do Senhor, isso significa que somos nada, não temos valor e olhando assim não existe o porquê de Deus realmente se importa conosco, ainda mais sabendo que Ele é santo e perfeito e nós pecadores e imperfeitos, mas vamos olhar para o texto de Gênesis e entender o motivo de que Deus se importa para conosco. Nele está escrito que Deus disse que faria o homem à sua imagem e semelhança, e também disse que pessoalmente Deus modelou o ser humano do pó da terra, fez um boneco de argila e deu para ele vida, existem muitos bonecos criados pelo ser humano, mas todos eles sem vida, porém, Deus fez um boneco de argila e o deu vida, a nossa vida foi dada por Deus, caminhamos, vivemos, andamos, porque Deus nos deu fôlego de vida. O ser humano é uma criatura especial de Deus, pois foi o único criado a sua imagem e semelhança, mas infelizmente o ser humano caiu e perdeu o brilho dessa imagem, porém, Deus não deixou para lá o ser humano e nem deixou de amar a humanidade, Ele criou a humanidade com amor e não deixará de nos amar. Às vezes olhamos para nós e nos vemos como Jó estava se vendo, sem importância, um ser pequeno, que não vale nada, realmente olhando o ser humano isolado isso é verdade, mas vemos que em Deus temos importância, pois o amor Dele é manifesto em nós, podemos pensar que não, as circunstâncias dizem que não, tudo parece não contribuir para o bem, mas podemos ter certeza da importância que temos, e do amor que temos, não estamos desamparados, pois Deus se importa com a sua criação e ainda a ama. Em Deus temos importância e valor, pois somos amados por Ele, temos o privilégio de por causa de Sua Ação em nossas vidas ser chamados filhos de Deus, mesmo sendo pequeninos, pecadores, errantes, Ele nos ama e nos dá o privilégio de ser chamado filho, então você que é cristão e se sente sem nenhuma importância aqui na Terra lembre que o Deus Todo Poderoso te ama e te chama de filho. O nosso valor que temos é o fato de sermos chamados de filhos, se não for assim não temos nada.
19. Nunca desviarás de mim o teu olhar misericordioso? Jamais me abandonarás, nem por um instante?
(Jó, 7)
22. A bondade do SENHOR é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23. renovam-se plenamente a cada manhã! Grande é a tua fidelidade!
(Lamentações, 3)
10. Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o SENHOR me acolherá.
(Salmos, 27)
Agora nesse versículo a indagação é que se o olhar misericordioso de Deus não vai nos deixar e se Ele jamais nos abandonará. Jó estava começando a se questionar diante da circunstâncias adversas que passava se a misericórdia estava com ele e se Deus já não o teria abandonado, muitas vezes surgem dúvidas em nossa mente quanto ao abandono, pensamos que Deus deixou de ter misericórdia e nos abandonou, as circunstâncias não nos são favoráveis e vemos tudo menos o amor e a misericórdia de Deus, a mente humana às vezes pensa que Deus nos abandona, pois pecamos contra Deus e sabemos que Ele é perfeito em tudo o que faz, e às vezes pensamos que Ele nos abandona e que saiu de nossa vida, fazemos orações pedindo para Ele continuar conosco e não nos abandonar, eu muitas vezes fiz também essa oração, mas o que esquecemos é a verdade contida em Lamentações e Salmos, a verdade que a misericórdia Dele não passará de nós e nem mesmo nos abandona tem que estar presente em nossas vidas, pensamos que Ele não nos ama, as Escrituras nos provam que somos amados. Ao acordar pela manhã podemos olhar para o alto sabendo que Deus teve misericórdia de nós, estamos vivos é porque Deus teve misericórdia de nós e permitiu a vida, deu o fôlego de vida, se não fomos consumidos ainda é porque Deus demonstrou bondade para conosco, pelo fato de o Senhor ser bom é o fator principal de continuarmos vivos e não morrermos por conta de nossos pecados. As misericórdias do Senhor se renovam a cada dia e é por isso que estamos vivos. Nosso pai e mãe talvez nos abandonem, nos deixem a nossa própria conta, para nos virarmos sozinhos no mundo, mas Deus está sempre conosco e não nos abandonam, a sociedade nos menospreza e deixa de lado, mas Deus nunca nos abandona.
20. Se errei e pequei, que mal te causei, ó tu que vigias todos os seres humanos? Por qual razão me tornaste teu alvo? Porventura me transformei num fardo pesado e inútil para ti?
(Jó, 7)
23. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
(Romanos, 3)
Agora a indagação era se ele errou ou pecou e se causou mal a Deus, pois talvez possivelmente na visão de Jó o que ele passava era por conta de pecado, e consequentemente tudo que o atingiu o havia feito de alvo e se transformava então num fardo inútil e pesado até para continuar vivo, mas como vimos nos dois blocos anteriores Deus demonstra misericórdia e amor para conosco em todos os momentos, mesmo que considerando a nossa natureza pecadora em Deus não somos desamparados. No texto de Romanos diz que todos os seres humanos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, isso mostra primeiramente que não temos acesso ao Céu naturalmente nem por nós mesmo, pois o Céu é um lugar santo e nós como está escrito somos pecadores, desde que nascemos somos pecadores, a mais pura criança aos nossos olhos é igualmente uma pecadora, todos nós somos pecadores, não há nenhum bom sequer sobre a Terra e não fazemos nada de bom por nós mesmo, não há bondade nenhuma em nós, somos pessoas más, mesmo que não enxergamos assim, na verdade somos sim assim pecadores perdidos, e não temos acesso a nada, não merecemos misericórdia e nada.
21. Por que não perdoas as minhas ofensas e não apagas de vez os meus pecados? Porquanto em breve me deitarei no pó; tu me procurarás, contudo, eu já não mais existirei”.
(Jó, 7)
1. Portanto, havendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo,
2. por intermédio de quem obtivemos pleno acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmados, e nos gloriamos na confiança plena da glória de Deus.
6. Em verdade, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu por todos os ímpios.
8. Porém, Deus comprova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido em nosso benefício quando ainda andávamos no pecado.
9. Agora, como fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por intermédio dele, seremos salvos da ira de Deus!
(Romanos, 5)
Diante daquilo que acabamos de ver que todos os homens e mulheres são pecadores, Jó perguntando se ele havia errado e pecado, agora a indagação era o porque de não perdoar as ofensas e não apagaria de vez os pecados, Jó pensava que Deus não o perdoaria e nem apagaria as suas transgressões, mas o que vemos em Romanos é algo grandioso, que mesmo sendo pecadores podemos ter o perdão de pecados em Cristo Jesus, a justificação por meio de Jesus, somos feitos justos, aquele que não conheceu pecado foi feito pecado para que em Deus fôssemos feitos justiça de Deus em Cristo Jesus, os pecados e transgressões são perdoadas e apagadas em Cristo, no devido tempo ele morreu por nós, se entregou deu a própria vida por amor a nós, quando éramos fracos, pecadores, Jesus se entregou por nós como oferta voluntária a Deus para o perdão de nossos pecados. Em Jesus temos pleno acesso a Deus pela fé, antes não tínhamos acesso à presença de Deus, mas agora que Jesus se entregou como sacrifício voluntário para nos trazer a paz a presença de Deus está disponível a nós, podemos entrar na presença de Deus e desfrutar Dela pois na morte de Cristo o véu que separava foi rasgado de alto a baixo, simbolizando que o próprio Deus nos abriu o caminho para Ele e o caminho para perdão, o caminho para salvação, o caminho para a justificação, nós encontramos em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, antes nós que éramos destituídos da glória de Deus temos acesso à Ela, porque Cristo se entregou no devido tempo por nós como oferta agradável a Deus, o sacrifício de Cristo tira a ira de Deus sobre nós, e temos certeza disso pois ao terceiro dia Jesus ressuscitou dentre os mortos com poder e glória. Temos o amor e perdão dos nossos pecados pois Jesus no devido tempo morreu pelos pecadores, a pergunta de Jó é respondida em Cristo Jesus, as ofensas e os pecados, são perdoados pois Deus nos amou de tal maneira que entregou Seu Filho por nós, agora para termos perdão precisamos nos arrepender dos nossos pecados e crer em Cristo para recebermos de Deus o perdão. Arrependa-se e creia em Cristo como Único e Suficiente Salvador e Senhor de todos, para assim termos acesso à presença de Deus e alcançarmos o perdão de pecados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário