Romanos 7
1 Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
2 Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
3 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
5 Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de Espírito, e não na velhice da letra.
Paulo começa fazendo uma analogia com o casamento , pois assim como num casamento o homem e a mulher se casam e se formam uma carne e enquanto estão vivos são obrigados a viver juntos sem se separar e nem viver em adultério , o homem está obrigado a cumprir o voto e a mulher do mesmo modo está obrigada a cumprir com seu voto até a sua morte. E como um deve ser submisso com o outro, assim a lei também é, pois como no casamento os cônjuges devem obedecer as leis de casamento, também um homem está sobre o domínio da lei , o tempo todo de vida. E assim como uma mulher ou homem se deixa seu cônjuge e se deita com outro será considerado adúltero(a) , nós se conhecemos a lei e não praticamos ela somos considerados como adúlteros e infiéis perante a lei, isto nos mostra que a lei é um jugo e não consegue salvar ninguém, pois se pecamos contra um só ponto dela somos considerados de pecar contra todos os pontos dela e por isso a lei não pode justificar homens pecadores como qualquer um de nós, pois nos mostra o pecado e a nossa imperfeição, mas agora por causa do sacrifício substitutivo de Cristo , veio à terra se despiu de toda a sua glória e sofreu a morte que nos era devida para que possamos ser salvos e na cruz disse: "Está consumado" , mostrando que tudo que devia se feito para a salvação e ao ressuscita dentre os mortos mostrou que o seu sacrifício foi aceito por Deus e agora podemos nos achegar a Deus por causa agora de Cristo estamos mortos para a lei e agora por causa salvação de Cristo podemos dá fruto para Deus. Agora mortos para a lei nós servimos a DEUS em novidade de vida , somos transformados, e vivamos uma vida para DEUS,agora como cristãos obedecemos a lei não para ser salvo por ela , mas porque amamos a Cristo e assim desejamos obedecer a Ele, pois obedecer não é um fardo mas sim um privilégio. E agora por sua obra redentora desejamos obedecer a Deus. Agora somos salvos pela graça e somente por ela. E podemos ter certeza da salvação pois o Espírito Santo testifica em nosso coração que somos filhos de Deus, Ele é o selo de nossa salvação. Por isso Jesus sempre é sempre será exaltado, glória seja dada à DEUS sempre e sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário